300 Discos Importantes da Música Brasileira

Os 300 Discos


Quem quiser buscar os 300 discos tem várias opções:

1) a listagem completa dos 300 discos, com os links para as postagens pode ser buscada aqui (HTML) ou aqui (planilha no Google Docs). Com elas você consegue ir diretamente para cada um dos 300 discos.

2) um amigo criou um torrent para buscar os 300 discos. Quem utiliza torrents pode buscar o magnet link do torrent aqui. OBS: não se esqueça de deixar o torrent semeando  depois que você terminar de baixar (uma boa razão seria pelo menos 2 vezes o que você baixar!)

3) Você também pode navegar pelos discos (do mais recente para o mais antigo) clicando na categoria “Os 300 Discos” na barra da esquerda. Se quiser navegar do mais antigo para o mais recente (o que recomendo) clique aqui e depois prossiga sempre apertando no link “Próximas entradas” que aparece no alto ou na parte de baixo das páginas.

50 Respostas to “Os 300 Discos”

  1. xigueu mendes said

    gostaria de conhecer ok

  2. xigueu mendes said

    ops ja vos enviei um maito, que reproduzirei aqui
    boa tarde, tambem sou afcionado em musicas, não só brasileiras, mas dentro do teu perfil, me enquadro.
    sou hobbista.
    gosto de musica por gostar, tenho aparelhagem e muitos vinis, nas horas vagas estou digitalizando meu acervo.
    só tenho dificuldades em digitalizar as capas dos LP.
    tenho um repertório muito grande. por isso achei neste blog, um ponto de apoio para inclusive partilhar o que ja possuo.
    abraços

    xigueu@hotmail.com

    • 300discos said

      Obrigado por sua mensagem. Veja que não disponibilizamos nenhum disco no nosso blog. Apenas apontamos para outros blogs que disponibilizam. No entanto, caso você queira compartilhar seus discos, podemos solicitar para algum(ns) dos nossos blogs parceiros que os hospedem. Em especial, você não teria algum(ns) dos discos da lista de discos que não temos:
      https://300discos.wordpress.com/category/000-tenho-ou-nao-tenho/nao-tenho/ ?

      Abraços,

  3. […] Todos os 300 discos […]

  4. […] Todos os 300 discos […]

  5. Meg said

    Nem sei que outro site me trouxe até aqui.. sei que cheguei! Estou adorando… muita coisa nem nunca ouvi falar, algumas amo de paixão, outras não gosto.. tentarei apreciar todas, de alma aberta; porque é assim que tem que ser para a música entrar! Parabéns pelo blog!

    • 300discos said

      Legal, Meg. Este é mesmo o objetivo: apresentar a diversidade da nossa música, pra que se aprecie algumas coisas que nunca ouvimos antes e se reafirme aquilo de que tanto gostamos!

  6. Patricia Coelho said

    sou filha do Celinho do trompete,que tocou e fez parceria mts nos com Ed Lincon,queria saber se ha algum trabalho do meu pai,que eu possa ter como recordação.

    • 300discos said

      Ola Patrícia,

      existe uma comunidade do Ed Lincoln no Orkut. Talvez eles possam te ajudar a localizar alguma faixa de discos do Ed Lincoln onde seu pai esteja tocando. O endereço é http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=1176922 .

      Sei também que seu pai tocou com o Célio Balona, que é daqui de Belo Horizonte. Talvez ele apareça em algum dos discos do Balona que estão no Toque Musical: http://toque-musicall.blogspot.com/search/label/Celio%20Balona

      Boa sorte. Se você conseguir encontrar, por favor nos diga.

      Abraços,

    • 300discos said

      Patricia,

      veja este disco do Balona: http://toque-musicall.blogspot.com/2009/06/balona-e-seu-conjunto-musica-18-kilates.html . Acho que o Celinho que toca piston é o seu pai!

    • Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto said

      Bem, Patrícia, esta é minha segunda tentativa de escrever esta joça. Não vai sair nem de longe tão boa quanto da primeira vez que foi inteiramente espontânea. Dizia eu que acompanhei bastante a chegada do Celio ao disco, aí por volta de 63-64,e que ele era um músico muito respeitado e solicitado pelas gravadoras. Na verdade, na época o meu interesse maior era para com o meu colega de Colégio Andrews ,Claudio Roditi, que também estava se lançando e que poucos anos depois iria para os Estados Unidos para fazer uma brilhante carreira até os dias de hoje. Mas não podia deixar de prestar a atenção a um sempre muito citado Celio, nas contracapas dos discos, como no disco do Ed Lincoln onde os dois estão juntos (Celio e Claudio),com retratinho e tudo, inclusive com uma participação belíssima na triste e muito condizente com aqueles tristes tempos (agora já estamos em 69) “Catedral”, os dois dando um show em matéria de coesão e sonoridade.Já tinha até esquecido que o tema é de seu próprio pai, o que só o engrandece ainda mais.Mas olha, tenho certeza que, se você pesquisar direito neste acervo enorme que está agora na Internet, só bastando você baixar, você necessariamente vai encontrar muita coisa ótima de seu pai procurando os discos da Elenco, da Forma, da Philips, da Mocambo, da Musidisc e da Odeon (principalmente, entre 63 e 70), além daqueles assinados, depois de 63, por Jorge Ben, Meirelles, Edison Machado,Dom Um, Luiz Eça, Trio Tamba, Eumir (com ou sem Os Catedráticos), Moacir Santos, Ed Lincoln, maestros Gaya e Lyrio Panicalli, entre vários outros que devo estar esquecendo. Boa sorte.

  7. pedro said

    soy español, tengo un apartamento en Barra da Tijuca y voy a Rio nada más que puedo. Vivo en Palma de Mallorca y soy un “apaixonado” por la musica brasilera.
    Tengo muchísimos CDS pues cada vez que voy com pro todo lo que me gusta.
    un saludo a Brasil……Pais maravilloso y que VAI PRA FRENTE

    Pedro Aledo

    • 300discos said

      Obrigado, Pedro.
      Seja bem vindo ao blog e ao nosso País!
      Abraços,

  8. joao severino said

    Tenho muito interesse no Cd Musicas do centro oeste, volume 1, sabe onde posso encontrar?
    Obrigado

  9. Ótimo blog. Muita música boa, parabéns!

    • 300discos said

      Obrigado, André! Seja bem vindo!

  10. Foi muito bom ter encontrado esse blog. Reune a sintese dos fonogramas da musica brasileira de todos os tempos.

    • 300discos said

      Obrigado, Robson! Bem vindo, a casa é sua!

  11. Mirabô Dantas said

    Oi gente,

    Fiquei feliz em participar de um dos trezentos melhores discos da MPB (sou perceiro do Maurício Tapajós em uma das canções). Gravei também um Cd chamado Mares Potiguares, onde consta uma parceria minha com Maurício. Se alguem se interessar meu e-mail é: mirabo.potiguar@hotmail.com

    parabéns pelo blog e um abraço pra todos.

    Mirabô

  12. mauricio Antonio Jurado Tobon said

    Es posible me ayuden a obtener musica de Carlos Alberto? Se de 2 Lp o Cd:
    1. Carlos Alberto O Rei do Bolero -1980
    2. Brasil Popular: Carlos Alberto
    Muchas gracias desde Medellin, Colombia y un abrazo fraterno

    • 300discos said

      Estes eu não tenho …

  13. Edilson said

    Boa noite, 300.

    Acho que os seguintes links quebrados:
    – Afro Reggae (2004) – Nova Cara
    – Ary Barroso (1958) – Meu Brasil Brasileiro
    – João do Valle (1981) – João do Valle
    – Paulinho Soares (1978) – Paulinho Soares
    – Picassos Falsos (1988) – Supercarioca
    – Quinteto Ok (1959), José Menezes – 100% Dançante
    – Sidney Miller (1967) – Sidney Miller
    – Vital Farias (1982) – Sagas Brasileiras

    Grande abraço

    • 300discos said

      Obrigado por avisar, Edilson. Vou tentar achar novos links e os que não conseguir passo para algum dos blogs parceiros.

    • 300discos said

      Os que estavam com problemas foram consertados.
      O João do Valle estava OK.
      O do Quinteto OK, basta no Multiupload escolher baixar na segunda opção, o Megaupload.
      No do Sidney Miller, para mim funcionou. Mas note que existem dois links nos comentários do Toque Musical. O primeiro não está mais válido, mas o segundo está funcionando.
      O Vital Farias está OK.

      Abraços,

      • Edilson said

        Muito obrigado, 300.

        Tudo certo.

  14. Bernardo said

    Não localizei no blog a coleção “Monumento da música clássica brasileira”, que registrou compositores eruditos desde período colonial (Mauricio Nunes, etc) até modernos (Villa lobos, etc)

    • 300discos said

      Essa coleção não foi publicada aqui …

  15. Marx Melo said

    cara ja é pedir demais, mas n seria possível vc criar um torrent com os 300 discos??? ou se ele ja existe onde está não encontrei no site

    • 300discos said

      Desculpe-me, mas não disponibilizo os discos de nenhuma forma (links para o Rapidshare, Torrent, etc). Somente os links para blogs que os disponibilizam.

      • Gerson said

        Olá ! Se você quer os 300 discos via torrente faça o seguinte: baixe o programa qBittorrent e na sua área de pesquisa digite “300 discos”. Você vai encontrar o link para os 300 discos em um único arquivo. O programa localiza e faz o download já em mp3. Abraço,

  16. mario said

    hola amigo, es una pena que los links no funcionen, vc se tomo mucho trabajo en crear esta pagina, deberias buscar la forma de crear un torrent o algo parecido para que queden disponibles nuevamente. aqui sucedio lo mismo con las paginas de rock argentino el trabajo de mucha gente se perdio por la desaparicion de los links. un abrazo fuerte para VC !!!

  17. […] Os 300 Discos […]

  18. Amigos, um dos grandes problemas para que os arquivos seja deletados dos servidores é conter o nome exato do disco como nome do aquivo. Vocês poderiam “mascarar” o nome, tipo: Cazuza-Ideologia – para – CZZ_I_300discos.zip (ou algo assim)… abs

    • 300discos said

      Geckodriver,

      veja que aqui eu não disponibilizo os links, mas aponto para blogs / sites que disponibilizam. Portanto, não tenho controle sobre o nome que eles escolhem.

  19. Romário said

    Como utilizar o compartilhamento por .torrent?

    • 300discos said

      Instale um programa de torrent no seu computador (por exemplo, o utorrent) e procure por um tutorial sobre seu uso na Internet. Você encontrará um monte deles .

  20. Gean said

    Tati quebra barraco ??? hauahauahuaah,,, Tchau com um T bem grande pra vc!

  21. Alguém said

    Prezado, vou fazer um apelo para que contacte os blogues parceiros visando verificar se possuem cópias também “sem perdas”, pois o mp3 é um formato popular, mas como tudo que é popular deixa a desejar. Ele consegue deixar um áudio 90% menor porque joga 90% da música original fora e guarda um rascunho que ainda reconhecemos como sendo uma música, mas que em nada se parece aos dados originais quando fazemos uma análise técnica.
    O Flac ainda não é popular no Brasil, mas é um formato criado por entusiastas da música visando ter uma arquivo menor, compactando, porém mantendo bit a bit os dados do CD original. As obras contidas neste blogue são muito importantes de merecem ser preservadas em sua originalidade, independente da qualidade da remasterização. Ter um FLAC é ter o CD original e dele se pode fazer cópias com perdas em mp3. Porém, o contrário não. Através de uma cópia com perdas nunca teremos preservados o áudio original. A todos os interessados sugiro a leitura na wikipedia:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Compress%C3%A3o_sem_perda_de_dados
    http://en.wikipedia.org/wiki/Lossless

    • 300discos said

      Sei que o FLAC é um formato sem perdas, mas não posso fazer isso. Os blogs já estão nos fazendo um favor enorme em disponibilizar os seus arquivos, não posso pedir mais nada para eles além disso.

      Porém, nada impede que você entre em contato com os blogs que possuem os discos que estiver interessado e peça para eles disponibilizarem.

  22. Eugenio M. Santos said

    Não encontro discos de Evaldo Braga.
    Alguem tem?

  23. Fiquei muito feliz em ter participado com um grande classico brasileiro “RONDA” e MORTE É PAZ, de um disco chamado onze sambas e uma capoeira, de Paulo Vanzolini, considerado entre os 300 discos mais importantes da musica popular brasileira. Claudia Morena

  24. naointeressa said

    o magnet link dos 300 não funciona mais…

    • 300discos said

      Está funcionando, sim. Tente novamente, por favor.

      • viniesta said

        Tem como dar um SEED? estou quase la! Por favor! Vou semear tambem!

  25. Jorge Azevedo said

    Gostaria de saber se é possível tornar a ativar o torrent pois não está a funcionar. Em tempos tive o dito torrent a semear constantemente mas o disco onde estava avariou e perdi o seu conteúdo. Obrigado.

    • 300discos said

      Acabo de testar e está funcionando, sim. Tente novamente

  26. Juan C. said

    Estou procurando “Projeto violoes 1989 “. Há um blog, mas nao e possivel o baixar alli.

  27. Viniesta said

    Tem como alguém dar seed? Estou perto de terminar. GRATO!

    • Ilish Nathanael Salles de Andrade said

      estou baixando mas é dificil , so tem 2 seed ou 1 e a 20 50 k …..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: