300 Discos Importantes da Música Brasileira

Quem sou Eu


Sou aficcionado pela música brasileira. Gostei tanto do livro “300 discos importantes da Música Brasileira“, que resolvi montar este blog. A idéia era postar os links onde buscar o áudio dos discos, facilitando a vida de quem, como eu, ficou curioso para ouvir a seleção do livro. A maioria dos discos não foi fácil de achar, por estar fora de catálogo. Não disponibilizo os links diretamente e sim indico algum blog (Um Que Tenha, Loronix, etc) que disponibilize o disco. Com a ajuda dos frequentadores do blog que disponibilizaram vários dos discos que eu não tinha, consegui todos os 300 discos.

Depois de publicados os 300 discos originais, publiquei os discos adicionais selecionados pelos autores e colaboradores do livro, conforme detalhado aqui. A listagem completa deles pode ser buscada aqui. Desses, apenas um ainda  “não tenho” . Minha esperança é que alguém que tenha esses discos se disponha a compartilha-los conosco.

Terminadas as listas adicionais, passei a publicar discos selecionados por outras pessoas. Os primeiros foram os 100 discos fundamentais do Luis Américo.  Em seguida publiquei os discos selecionados pelo Fulano Sicrano, do blog Um que Tenha, pelos frequentadores do blog do Luis Nassif e pelo Miguel, um frequentador assíduo do nosso blog. No momento estou publicando os discos lançados pelo Marcus Pereira.

Se quiserem entrar em contato, façam um comentário em alguma postagem ou enviem um e-mail: 300discosimportantes@gmail.com.

Se achar algum post com link quebrado, deixe um aviso na forma de comentário no próprio post que eu corrijo.

66 Respostas to “Quem sou Eu”

  1. Marquinho said

    Poxa, como tem gente estranha (pra não partir pra ignorancia), se foi pela capa do Skank, então tem que ser muito hipócrita.

    Daqui só restam agradecimentos pelos acessos a tanta sonzeira legal, e muitas vezes rara…afinal quem montou a lista entende um pouco do assunto, né…

    Salve!

  2. Roberto said

    Parabéns,

    Isso é o que tenho a lhe dizer, tenho interesse em ter o livro(ainda não comprei), mas você deu uma prévia do pode ser o livro e um presente para todos nós frequentadores deste blog. Parabéns novamente pelo trabalho e bom descanso, que a trabalheira deve ter sido muito grande.

    Atenciosamente,

  3. Que maravilha de trabalho…excelente organizacao.
    Parabens mes-mo.

    Se quiserem ver uns videos meus com Brasilian Rare Grooves, fiquem a vontade.

    http://www.youtube.co.uk/flrvyzor

    Obrigado.

    PAZ!
    DVZ!

  4. Como você é seguidor do meu blog (Musica & Trcnologia, tive curiosidade de ver seu blog. Antes de tudo, meus parabéns, deve ter dado um trabalho maluco reunir tudo isso.
    Mas, também como você, estou meio de saco cheio do Blogspot, e gostaria de saber o que você está achando do WordPress.
    Está atendendo a expectativa? Vale a pena migrar para lá?
    Antecipadamente agradeço.
    Sérgio

    • 300discos said

      Caro Sérgio,
      Obrigado por seus comentários. Eu saí do Blogspot porque o antigo blog estava com uma mensagem de entrada estranha. Se você for lá, http://300discos.blogspot.com , verá que a mensagem continua presente. Fiquei com receio deles bloquearem totalmente o blog e, antes que fizessem isso, mudei definitivamente. Essa foi a razão essencial da mudança. O WordPress é bastante parecido com o Blogspot. Depois que você se acostuma com a interface, vê que é basicamente a mesma coisa, com uma ou outra coisa sendo feita de maneira mais fácil e outras de forma mais complicada. O que eu mais gostei foi que a importação do blog é muito simples e vem tudo, inclusive os comentários feitos pelos visitantes. Também gostei de já ter um monte de ferramentas de administração integradas (contagem de visitas, de acessos individuais a páginas, estatísticas de onde os acessos estão vindo, etc), sem que a gente tenha que instalar tudo, como é feito no Blogspot. É isso. Se for migrar e precisar de alguma ajuda, é só me escrever.

      Abraço,

  5. pedro said

    você é um ídolo cara, parabéns e que continue com todo esse amor pela Música

    • 300discos said

      Obrigado! Bom saber que vocês estão gostando!

      Abraço,

  6. Daniela rezende said

    me diz se vc tem o cd Musica popular do norte volume 4 . é urgente! bjs

  7. 300 Discos said

    Veja a resposta na postagem do disco 179. Você não encontra mais o disco para comprar. Você deve baixa-lo no blog Poeira e Cantos, cujo link está na própria postagem.

  8. bOssas nOvas said

    Parabéns pelos 300.000 visitantes!

    Bom trabalho de recolha tem você aqui. Só é pena (mas a culpa não é sua) que alguns links já estejam fora do ar…
    Uma sugestão: porque não tenta entrar em contacto com os autores do livro para lhe/nos facilitarem os 7 discos que faltam aqui?

    • 300discos said

      Obrigado, BOssas NOvas. Por favor, indique o problema com links nos comentarios das postagens defeituosas. Assim, eu modifico o link, indicando algum outro local que esteja funcionando.

      Alguns dos autores do livro já estiveram aqui (Carlos Calado, Arthur Dapieve). Os demais, se estiveram, não se manifestaram e eu não tenho o contato. Os discos mais difíceis são os da lista adicional do Valdir Siqueira e provavelmente só ele tem …

  9. Olá,
    Parabéns pelo site. Já que ele se baseia no livro que ajudei a escrever, quem sabe você e seus leitores também podem se interessar por meu blog Música de Alma Negra (www.carloscalado.com.br).
    Abraço
    CC

    • 300discos said

      Muito obrigado pela visita!

      Seu blog é muito bacana. Acabo de inclui-lo no meu Blogroll. Também modifiquei a entrada,
      https://300discos.wordpress.com/2009/08/06/lista-adicional-de-discos-carlos-calado/ , fazendo referência a ele.

      Um grande abraço,

  10. 300 discos:
    te acompanho no nassif.
    um abraço.
    romério

    • 300discos said

      Bem vindo!

      Abraço,

  11. Estou procurando aqueles primeiros LPs do Ney Matogrosso como cantor-solo após a desintegração do Secos & Molhados, refiro-me a um compacto gravado na Itália, depois Água Pássaro e Pecado.

    • 300discos said

      Dê uma olhada em http://www.taringa.net/posts/musica/2444297/Ney-Matogrosso—Discografia.html . Tem a discografia completa do Ney lá, com links para baixar.

  12. carlos coraúcci said

    Gavin,
    Parabéns pelo livro, é excelente. Lancei em dezezembro último, também na Livraria Cultura, o livro “Orquestra Tabajara de Severino Araújo”, pela Editora Nacional. Por favor divulgue.

    Forte abraço

    Carlos Coraúcci

    • 300discos said

      Caro Carlos,

      eu não sou o Gavin, mas seu livro me interessa bastante. Vou procurar para compra-lo.

      Um grande abraço,

      • carlos coraúcci said

        Mil desculpas, troquei as bolas. A mensagem que era para você foi para o Charles Gavin, e a dele foi para você. De qualquer modo, parabéns pela sua iniciativa. A música brasileira carece de pessoas como você.

        Grande abraço

  13. rubens r. jordao said

    eu ainda nao consegui entender como voces deixaram de fora o primeiro lp do milton nascimento (travessia , tres pontas , cancao do sal…) com aqueles arranjos primorosos do luiz eca. Um disco maravilhoso da primeira a ultima faixa.

  14. 300discos said

    O disco é muito bacana, mesmo. O Milton tem muitos discos muito bons, mas Clube da Esquina, Minas e Geraes são excepcionais.

  15. Helô said

    300, sou a Helô lá do Portal LN. Já quis sugerir vários discos, mas vinha aqui e eles estavam na lista. Acabo de ouvir um que não está e é belíssimo! “Mestre Capiba, por Raphael Rabello e Convidados”. Seu trabalho é bom demais!
    Beijos.

    • 300 Discos said

      Obrigado pela visita, Helô. É uma honra tê-la conosco. Obrigado, também, pela sugestão. Infelizmente ela chegou um pouco tarde. Eu já enviei a mensagem com o formulário de votação para o Nassif. Acredito que ele deva publica-la hoje a noite. De qualquer maneira, esse disco é mesmo lindo. Uma homenagem e tanto ao grande Capiba, por quem entende muito de música!
      Abraços,

  16. Miguel said

    Caro 300,

    Depois de algum esforço de memória e de organização preparei uma lista preliminar com 30 indicações de discos que considero que não deveriam ser esquecidos.

    Não se trata de um ranking. Tenho a impressão que se tivesse tempo infinito, apresentaria infinitas listas, tamanha a riqueza da música brasileira.

    Na realidade saíram bem mais que 30 discos pois para alguns intérpretes, tais como, por exemplo, Francisco Mário e Paulinho Pedra Azul, sugeri todos os discos de cada um.

    Fica a teu critério se é necessário escolher um único disco de cada um ou se é possível deixar a lista de forma mais ampla.

    De qualquer forma, acho que antes de você sair publicando, haveria uma rodada ou duas de trocas de informações para aprimoramento.

    Só não sei como enviar para você esta lista. Mando por e-mail? Não sei teu endereço.

    Um abraço.

    Miguel

    P.S. Se quiser, responda para meu e-mail que agora está atualizado.

    • 300discos said

      Beleza, Miguel. Meu e-mail é 300discosimportantes@gmail.com.

  17. GengisCad said

    Pues muchas gracias, maravilloso trabajo! por tu dedicación y generosidad he vuelto a escuchar música que ya no se trasmite y no se vende más.- Que Dios te lo pague y gracias por poner tu tiempo a nuestra disposición.-

  18. Ráisa said

    Sou bem fãzinha do site!!
    Achei dignissima a idéia e a execução de juntar todos estes discos aqui!! Muito bom!!
    Mas queria na verdade fazer um pedido!!
    Será q rola de conseguir alguma coisa do Chiquinho do Acordeon?!!
    Na verdade tava procurando específicamente a música “sem razão”, mas qualquer coisa, se possivel,
    q conseguir dele tá ótimo!!

  19. HERON COELHO said

    CARAMBA, TENHO TODOS ESTES DISCOS, TODOS EM LPS, E ALGUNS EM CDS.
    ABS
    HERON

    • 300discos said

      Quem sabe você não tem também alguns dos que não tenho, listados em https://300discos.wordpress.com/category/000-tenho-ou-nao-tenho/nao-tenho/ e não quer compartilhar conosco?

  20. Olá! Tenho um projeto de um livro para escrever sobre música, e estou a procura de um parceiro.

  21. Olá Arthur. O vi a primeira vez no programa Espelho de Lázaro Ramos. Penso como vc. Sou fisioterapeuta, filho de um jurista que me ensinou a olhar a história de modo que me sentisse parte dela.
    Arthur, na entrevista me interessei muito sobre o tema morte. Quero ajudá-lo nesse tema.
    Meditação e respiração sempre fizeram parte das práticas de minha vida desde os nove anos quando minha avó me ensinou a pegar luz do sol da aurora com as mãos e com a testa, e a respirar seus raios ultravioleta.
    A continuidade das prática vieram com minha mãe em meditações e concentrações frente à frente sentados ao pôr do sol, além de outros mestres como, o mais recente, Sri Sri Ravi Shankar. Hoje aos 34 anos, sinto necessidade de ficar ao lado de pessoas como vc que obtém da vida o suprassumo da intelectualidade e espiritualidade.
    A morte pra mim sempre me acompanhou em minhas percepções de práticas yogues. Sentir a morte foi algo completamente diferente do que sentir medo de morrer. A morte era uma fantasia. O medo de morrer, ah! esse sim foi bem real!

  22. Asael Silva said

    Pena que não existe nenhum disco da Jane Duboc na lista, apenas 2 músicas em coletâneas. Gostaria de saber qual critério foi utilizado para eleger alguns dos 300 discos. Eu, particularmente, penso que entre eles há uma meia dúzia que é puro lixo. Mas acho que é assim mesmo… As pessoas não conseguem ser imparciais e elegem segundo seu gosto musical, sua paixão pessoal.
    Note que estou citando uma cantora com 30 anos de carreira, conhecida e reconhecida no mundo inteiro, menos em seu próprio país.

    • 300discos said

      Também gosto muito da Jane Duboc. Como não fui eu quem escolheu os discos, também discordo de algumas escolhas. Mas tenho certeza que nunca se chegaria a uma lista perfeita para o *meu gosto* (só se eu mesmo a fizesse, hehehe).
      O que eu mais gostei na seleção do livro foi a sua *diversidade*: é um painel bem bacana da música brasileira (ainda que resumido). A partir das escolhas feitas, escutei muita coisa boa que eu ainda não conhecia, aprendendo muito sobre a nossa música.

    • 300discos said

      Só mais um detalhe. A Jane Duboc aparece, também, como Jane Vaquer, em seu início de carreira, nos discos da gravadora Marcus Pereira.

  23. Amigo 300:
    Peçolicença para, ao sair do blog do Nassif, passar por aquí e beber um pouco de sua água que, certamente, mata a sede de cultura de qualquer um.

    • 300discos said

      Seja bem vindo, Fernando.
      Apareça sempre!
      Abraço,

  24. Luiz Elias said

    Onde comprar o livro 300 discos importantes da Musica Brasileira?

    • 300 discos said

      Na livraria Cultura de São Paulo. Eles vendem pela Internet. Tem o link em https://300discos.wordpress.com/sobre-o-livro-e-sobre-este-blog/

  25. sueli said

    OLá
    descobri a tia Amélia!
    como conseguir uma cópia do CD “A benção” ???
    desde já agradecida
    Sueli

    • 300discos said

      É só você ir na postagem da tia Amélia, https://300discos.wordpress.com/2011/04/20/mp148-tia-amelia-a-bencao-tia-amelia-1980/ , e clicar em Este disco pode ser buscado no Um que Tenha. Quando abrir a página do Um que Tenha clicar em “download”

  26. nirastro de swing said

    Hola: Creo llegado el momento de revindicar el nombre y la musica de ARISTOTELES DE SOUZA FALCAO, “TOTO” organista brasileiro hammond que en los años 60 grabo para Odeon y nadie parece recordarlo. Pueden vds. interesarse por favor pues se trata de hacer justicia y reconocer el trabajo de un componente mas de la MPB. Saludos

  27. augusto cesar oliveira gonçalves said

    300, Estou feliz em encontrar um lugar neste imensurado mundo virtual que tenha a verdadeira música brasileira.
    Sou colecionador de músicas boas e estou tendo dificuldades de baixara lgumas na internet.
    Aqui eu consigo?
    Vc tem os discos da Miriam Batucada.Só tenho 1 disco que baixei no 4 shared..
    abraçoe e aguardo retorno
    augustocesarmosaicos@yahoo.com.br

    • 300discos said

      Para baixar é só ir no link indicado no final de cada postagem. Quanto à Miriam Batucada, só tenho o que está aqui: https://300discos.wordpress.com/2009/06/24/cg18-miriam-batucada-amanha-ninguem-sabe-1974/

  28. Sensacional. Sem palavras para tamanha riqueza desse trabalho. Meus sinceros agradecimentos e minha realização de encontrar um lugar que reúna tanta coisa boa que mostra um pouco do que somos e a musicalidade que nos embalou por gerações e que por muitas vezes caem no esquecimento. Parabéns!

    • 300discos said

      Obrigado por suas palavras amáveis, Wesley. E vamos em frente!

  29. joao said

    felizmente vc fez esse trabalho de compilar essas dados, que além de informar sobre os discos da seleção do livro, mostra quais são as músicas e assim conhecemos ainda mais nossa vasta e rica musicalidade.
    P A R A B É N S ! ! ! !

  30. Prezados Amigos,

    Adicionamos o seu Blog “300 Discos” em nosso Blogroll

    http://www.toplinkmusical.blogspot.com

    que também poderá ser acessado através de mais três endereços:

    http://www.redesom.blogspot.com

    http://www.blogrollmusical.com

    http://www.retoquemusical.blogspot.com

    visite-nos

    Att
    Equipe
    Top Link Musical
    acrileu@gmail.com

  31. Ricardo Itaborahy Teixeira said

    300, achei, por acaso, este disco do Marcus Pereira, que desconhecia e que não está na sua lista.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435135735-acalantos-brasileiros-folclore-lp-marcus-pereira-1978-raro-_JM

    Grande abraço e obrigado por tudo,
    Ricardo Itaborahy

  32. raimundo santos said

    Ola gostaria de saber o email do Marcel Cruz do Sacundinbenglog tenho varios cds de choro para compartilhar com quem gosta

    • 300discos said

      Entre em contato com ele lá no Sacundin: http://sacundinbenblog.blogspot.com.br/

  33. Sampagalo said

    Então cidadão… baixei o torrent, alias que continuo semeando, já adicionei uns 180 dos discos ao itunes, utilizando a planilha pra não me perder, e parece que o album do Cauby Peixoto realmente não está entre os disponíveis…

    • 300discos said

      Olá Sampagalo,

      por favor deixe um comentário na postagem do disco que está com link quebrado que eu conserto ele.

      Abraço,

  34. flavia said

    olá parabens pelo blog. vc saberia me informar como consigo as baixas do disco acalantos brasileiros do marcus pereira? nao existe em cd, precisamos urgente para uma pesquisa importante. obrigada

    • 300discos said

      Olá Flávia, por favor deixe um comentário no post do disco que eu conserto ele.

  35. Kuarup said

    Gostaria que você colocasse também links para a venda dos discos, digital ou não, que estivessem em catálogo. Acredito que artistas, compositores e gravadoras, especialmente as pequenas e independentes, merecem.

    • 300discos said

      Muito bom saber que a Kuarup. Os que encontrei em http://www.kuarup.com.br/?page_id=33 coloquei o link.

  36. OLDRI said

    Parabéns pelo blog, sou apaixonado por músicas e, navegando pela web, tive o grandioso prazer de encontrar este blog através do qual me fopi permitido acessar jóias raras da música. Mais uma vez parabenizo o blog me em especial o seu criador pela dedicação em criá-lo.

  37. OLDRI said

    Parabéns pelo blog, sou apaixonado por músicas e, navegando pela web, tive o grandioso prazer de encontrar este blog através do qual me foi permitido acessar jóias raras da música. Mais uma vez parabenizo o blog e, em especial, o seu criador pela dedicação em criá-lo.

    PS. Republicando.

    • 300discos said

      Obrigado, Oldri.

  38. Estou a procura de algumas gravações e gostaria de indicações sobre onde seria possível fazer o downloads das mesmas.

    1. A Rádio Nacional E seus Ídolos de Auditórios
    2. Art Tatum – At The Piano – Volume 01
    3. Bumba Meu Boi – Sotaque de Pindaré
    4. Canções de Minha Terra – Ely Camargo – Volume 1
    5. Canções de Minha Terra – Ely Camargo – Volume 2
    6. Cangerê – Cantata em Tupi – Batista Siqueira
    7. Carimbó e Sirimbó – No Embalo do Pinduca
    8. Chiquinha Gonzaga – Evocação II
    9. Coleção No Tempo dos Bons Tempos – Volume 06 – Pixinguinha e Sua Gente – Em Tempo de velha Guarda
    10. Coleção No Tempo dos Bons Tempos – Volume 08 – Pixinguinha No Carnaval – E A Velha Guarda Também
    11. Coleção No Tempo dos Bons Tempos – Volume 10 – Ismael Silva e Ataulfo Alves – Sambista de Raça
    12. Danças Folclóricas Brasileiras – Ely Camargo
    13. Filigranas Musicais – Volume 1
    14. Folclore do Brasil – Ely Camargo
    15. Folclore do Pampa – Paixão Cortes
    16. Harry Belafonte – 20 Greatest Hits
    17. Harry Belafonte – Belafonte
    18. Les Negresses Vertes – Milah
    19. Los Chaskis Volume III
    20. Luiz Gonzaga – Meus Sucessos Com Humberto Teixeira
    21. Luiz Gonzaga e Carmélia Alves – Gravado Ao Vivo
    22. Marlene – Série Ídolos MPB Cultural
    23. O Fino da Fossa – Volume 1
    24. O Fino da Fossa – Volume 3
    25. O Legitimo Carimbó – Verequete e Seu Conjunto Uirapuru
    26. Os Grandes Conjuntos Vocais Brasileiros
    27. Ouro Preto e Serenata – Grupo de Seresta João Chaves
    28. Paixão Côrtes – Cantando e Bailando
    29. Pinduca – Na Onda do Surubá
    30. Shiré Orishás Ède Yoruba – Grupo Korin Nagô
    31. Sylvia Telles – Fora de Série – USA
    32. Três Séculos de Musica Brasileira Volume 2 – Maxixes

    Ciente da atenção, antecipo agradecimentos.

  39. alison said

    Amei esse espaço, gostaria de saber quem é sua pessoa para batermos um papo sobre música brasileira, um abraço!.

  40. GERSON said

    Eu tenho esses 300 discos baixados via torrent. Caso queiram eu deixo disponibilizado no pc para baixarem por torrent,, são 34,7 GB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: